Um homem de 60 anos foi detido na Alemanha depois de ter recebido 90 doses da vacina da covid-19 para vender certificados de vacinação forjados a pessoas que não se queriam vacinar.
De acordo com as autoridades alemães, o homem, cuja identidade não foi revelada, visitou vários centros de vacinação no estado da Saxónia ao longo de meses para ser vacinado contra a covid-19.
De cada vez que era vacinado e lhe era atribuído um certificado de vacinação, vendia-o a pessoas que não se queriam vacinar. A polícia, que já andava atrás do suspeito, deteve-o este mês, depois do homem ter visitado o mesmo centro de vacinação pelo segundo dia consecutivo.
Até ao momento não se sabe os efeitos que as 90 doses da vacina – de fabricantes diferentes – poderão ter tido na saúde do homem.
À semelhança do que aconteceu em Portugal, o certificado de vacinação é utilizado na Alemanha para aceder a alguns espaços como, por exemplo, restaurantes, teatros, piscinas e locais de trabalho.
Saiba mais
- Reino Unido acrescenta nove novos sintomas de covid-19 à lista oficial
- Fim das máscaras? Especialistas defendem obrigatoriedade pelo menos mais duas semanas
- Apanhar covid-19 pela segunda vez, porquê? A explicação está nas variantes
- Covid-19: “cenário mais provável é o vírus continuar a evoluir” e a gravidade da doença reduzir “à medida que a imunidade aumenta”