A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) anunciou, esta quinta-feira, que as vacinas contra a covid-19 adaptadas às novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 poderão ser aprovadas “em setembro”, continuando a recomendar o segundo reforço só para maiores de 80 anos.
A situação epidemiológica “parece estar controlada” e o número de infeções e mortes por covid-19 “têm diminuído drasticamente”, disse hoje em conferência de imprensa Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação da EMA.
“Em setembro poderão ser aprovadas as primeiras vacinas atualizadas”, adiantou, explicando tratar-se ainda de vacinas que utilizam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), “facilmente adaptáveis” e não de vacinas de segunda geração, “que não estarão no mercado este ano”.
A EMA mantém ainda a recomendação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, para as pessoas com mais de 80 anos ou com outras doenças associadas.
EMA’s regular Press Briefings https://t.co/mwu4mkeGhE
— EU Medicines Agency (@EMA_News) June 2, 2022
Globalmente, estão registados mais de 530 milhões de casos de covid-19 e 6,3 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.