Coronavírus

Cães detetam covid-19 em pessoas melhor que os testes PCR

Cães treinados detetaram a infeção em 97% dos casos sintomáticos e quase 100% dos casos assintomáticos.

Cães detetam covid-19 em pessoas melhor que os testes PCR

Cães treinados podem detetar uma infeção por SARS-CoV2 de forma mais eficaz do que os testes PCR em pessoas sintomáticas e assintomáticas. Detetaram o vírus em 97% dos casos sintomáticos e quase 100% dos casos assintomáticos.

Um estudo publicado na quarta-feira pela revista Plos One, e revisto pelos pares, concluiu que os cães foram capazes de detetar melhor a presença do vírus responsável pela covid-19 do que os testes antigénio PCR com recurso a esfregaço nasal.

“O cão não mente”, disse Dominique Grandjean, autor do estudo e professor da Alfort National Veterinary School, em França, ao Science News.

O estudo contou com 335 participantes de centros de triagem de covid-10 em Paris. Dos participantes, 109 deram positivo, incluindo 31 que eram assintomáticos.

Os cães, que pertencem a quartéis de bombeiros franceses e dos Emirados Árabes Unidos, receberam um treino de três a seis semanas. Farejaram amostras de suor humano colocadas num cone especial e, se detetava covid-19, o cão sentava-se em frente ao cone.

Embora existam estudos anteriores sobre a capacidade de os cães de detetarem cvid-19, este será o primeiro a comparar a precisão dos cães com os testes antigénio.

Um estudo publicado em maio no Reino Unido concluiu que cães treinados podem detetar covid com uma precisão de 82% a 94%.

Em 2021, um estudo realizado na Florida afirmava que os cães tinham uma taxa de precisão de 73% a 93% após um mês de treino.

Os autores do estudo em França afirmam que em breve mais cães poderão ser úteis para detetar covid-19 em locais onde é necessária fazer uma triagem em grande escala, como em aeroportos.

Saiba mais: