A ministra da Saúde promete apresentar esta semana o plano de vacinação para o outono. Marta Temido mostra-se, porém, preocupada com a proteção dos mais idosos, face ao aumento de caso de covid-19.
Fazendo um balanço da administração da segunda dose de reforço aos idosos, a ministra da Saúde destacou, em declarações aos jornalistas, que “em pouco mais de 15 dias foi possível vacinar já todas as estruturas residenciais para idosos que estavam elegíveis, ou seja onde não havia surtos”.
“Estamos agora a apostar na vacinação nos mais de 80, pessoas que têm autonomia para se deslocarem ao centro de saúde. Foi possível atingir este fim de semana, no sábado, os mais de 200 mil vacinados nestes faixas etárias mas também sabemos que esta população é a mais difícil de vacinar pelas questões associadas à mobilidade (…). De qualquer forma, o nosso objetivo é ter este grupo todo vacinado o mais depressa possível e garantidamente neste mês [de junho]”, afirmou.
A ministra disse ainda que esta semana será apresentado “o nosso foco para o futuro”, ou seja, “a apresentação do plano de vacinação para o outono”.
Saiba mais
- Covid-19: Portugal continua a ser o país da UE com mais casos por milhão de habitantes
- Mais de 175 mil casos de covid-19 em Portugal na última semana
- Covid-19: mais de 200 mil idosos com segunda dose de reforço
- Covid-19: pandemia com tendência estável, ilhas e região de Lisboa são exceções
- Pandemia atrasa tempo de espera de quem quer cumprir o sonho de ser mãe

