Coronavírus

Máscaras de regresso ao hospital de Santa Maria e Pulido Valente

O ministro da Saúde disse que a covid-19 ainda causa “preocupação” em Portugal, apesar de, nos últimos meses, “ter deixado de ser uma entidade a atormentar o nosso quotidiano”.

Máscaras de regresso ao hospital de Santa Maria e Pulido Valente
Canva

No Hospital de Santa Maria e no Pulido Valente, em Lisboa, volta a ser necessário utilizar máscara. Em causa está o aumento do número de casos de covid-19, que aumentaram depois da Jornada Mundial da Juventude.

A medida aplica-se às visitas e aos profissionais das áreas clínicas com internamento.

A recomendação foi feita pelo Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) não vai dar qualquer indicação para o regresso generalizado das máscaras às Unidades de Saúde. A SIC apurou que o uso obrigatório de máscara aplica-se apenas nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, ambos em Lisboa.

A DGS diz que não foi consultada nesta indicação e o Ministério da Saúde diz tratar-se de uma medida localizada.

Casos de covid-19 voltam a subir

A subida de casos poderá ser explicada pelo aparecimento de uma nova variante da covid-19 e da quantidade de pessoas que esteve na Jornada Mundial da Juventude, que se realizou entre os dias 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

A vacinação contra a covid-19 e a gripe começa a ser administrada no dia 29 de setembro. A data foi avançada pelo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.

Manuel Pizarro disse que a covid-19 ainda causa “preocupação” em Portugal, apesar de, nos últimos meses, “ter deixado de ser uma entidade a atormentar o nosso quotidiano”.

[Notícia atualizada com as declarações da DGS, no dia 06/09/2023 às 10:50]