Alterações Climáticas

Dias com 50 graus duplicaram desde a década de 80

As alterações climáticas estão também a causar um aumento nos níveis de ansiedade de grande parte da população mundial.

O número de dias com temperaturas de 50 graus, duplicou desde a década de 80. Ainda segundo um estudo da Universidade de Oxford, os dias extremamente quentes acontecem em cada vez mais países e regiões, numa demonstração clara das graves alterações climáticas a que o mundo está exposto.

As mudanças no clima, que provocam cada vez mais incêndios, chuvas torrenciais e cheias, estão também a causar um aumento nos níveis de ansiedade de grande parte da população mundial. Sobretudo nos mais novos.

Um outro estudo, realizado por várias universidades, em diferentes países, incluindo Portugal, e envolvendo 10 mil jovens entre os 16 e os 25 anos, concluiu que 60% dos inquiridos estão muito preocupados com as alterações climáticas.

Três em cada quatro têm medo do futuro e metade acredita mesmo que a humanidade está condenada por causa das mudanças no clima. 60% dos jovens inquiridos diz sentir tristeza, ansiedade, raiva, desespero, angustia e vergonha.

Os jovens apontam responsabilidades aos governos a quem acusam de não saberem responder de forma adequada ao que está a acontecer ao planeta.

Os peritos falam numa nova doença, a eco-ansiedade, ou o stress relacionado com os problemas ecológicos e dizem que há cada vez mais pessoas a sofrerem por causa do medo das consequências das alterações climáticas.

Veja também: