O mundo perdeu 14% dos corais entre 2009 e 2018 devido às alterações climáticas, pesca excessiva e poluição. A informação foi divulgada pelo relatório sobre o estado dos recifes de coral do mundo em 2020.
No total, o mundo perdeu perto de 12 quilómetros quadrados de corais no mundo, o que corresponde a 1.640 campos de futebol em menos de uma década.
A maioria localiza-se nos trópicos, mas o impacto é global, pois pode provocar alterações significativas na cadeia alimentar.
Os recifes de coral são autênticas florestas marinhas, a maioria não resiste ao aumento da temperatura da água do mar, da pesca excessiva, poluição e do desenvolvimento costeiro insustentável.
As causas são apontadas num estudo que contem dados recolhidos em 12.000 locais de 73 países.
Para as populações que vivem junto destes corais, os efeitos são preocupantes.
"Servem como base de alimento para cerca de meio bilião a um bilião de pessoas. Portanto, todas as comunidades costeiras dependem de recifes de coral", avisa Pedro Frade, curador de zoologia no Museu de História Natural de Viena.
Ainda há esperança de recifes de coral recuperarem, mas para isso é preciso retardar o aumento da temperatura das águas.
A medida apontada pelos especialistas é a redução de energias fósseis.