Autocarros que transportavam centenas de migrantes que devem ser expulsos para a Turquia chegaram na manhã de hoje aos portos das ilhas gregas de Lesbos e Chios, constataram jornalistas da AFP.
Outro navio turco em Chios estava pronto para o embarque dos migrantes que tinham sido escoltados pelos polícias da agência de vigilância das fronteiras externas da União Europeia (Frontex).
O primeiro grupo de migrantes reenviados para a Turquia é composto por 500 pessoas que estavam na Grécia, segundo informação na quinta-feira passada da AFP.
O transporte dos migrantes surge depois de um acordo entre a União Europeia e a Turquia, ao abrigo do qual todos os migrantes que cheguem irregularmente à Grécia devem ser reenviados para a Turquia.
Cerca de 1.662 migrantes chegaram à Grécia um dia depois da entrada em vigor no domingo do acordo UE-Turquia e que deveria travar as chegadas às ilhas gregas provenientes da Turquia, informou o Gabinete de Coordenação da Política Migratória na Grécia (SOMP).
Lusa