Crise Migratória na Europa

28 menores do navio Aquarius fugiram do abrigo em Espanha

28 jovens dos 630 migrantes da África subsaariana que chegaram a Espanha no navio Aquarius fugiram do centro de Alicante, onde foram acolhidos pelas autoridades espanholas depois de lhes ter sido recusado abrigo em Itália.

28 menores do navio Aquarius fugiram do abrigo em Espanha
Handout .

Ao todo 28 jovens conseguiram furar a segurança do centro de Alicante, a cerca de 150 Km a sul de Valência na costa do Mediterrâneo onde estavam alojados desde que o navio Aquarius chegou a Espanha, na passada segunda-feira.

"28 fugiram ontem (quinta-feira), durante o dia" e "estão todos de volta ao centro", em Alicante, na costa do Mediterrâneo, disse à AFP um porta-voz do governo regional na sexta-feira às 12:00 (10:00 GMT) .

Quatro foram encontrados pela Guardia Civil (GNR espanhola) numa estrada da localidade de El Campello e um outro grupo de menores foi encontrado pelo mesmo corpo policial junto à autoestrada A-70 nos arredores de Villafranqueza.

Um total de 629 migrantes socorridos pelo navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, chegaram no domingo ao porto de Valência, em Espanha, depois da Itália e Malta terem rejeitado recebê-los e depois de oito dias de travessia do Mediterrâneo.