Crise Migratória na Europa

Pelo menos 23 mortos em naufrágios perto da Turquia e da ilha grega de Paxi

Há 11 crianças entre as vítimas.

(Arquivo)
(Arquivo)
Guglielmo Mangiapane

Pelo menos 23 pessoas morreram este sábado nos naufrágios de dois barcos que transportavam migrantes ilegais, um deles na costa da Turquia e o outro perto da ilha grega de Paxi.

Pelo menos 11 pessoas, incluindo oito crianças, morreram no naufrágio de um barco na costa da Turquia, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

O barco afundou no Mar Egeu, perto de Cesme, uma estância balnear no oeste da Turquia, localizada em frente à ilha grega de Chios, informou a agência, acrescentando que oito pessoas foram resgatadas.

A nacionalidade das vítimas não era ainda conhecida.

Este naufrágio aconteceu horas após o naufrágio de um outro barco também transportando imigrantes, no mar Jónico, perto da ilha grega de Paxi, que deixou pelo menos 12 pessoas mortas.

A Turquia, que recebe cerca de quatro milhões de migrantes e refugiados, a grande maioria deles sírios, é um ponto de passagem importante para aqueles que fogem de conflitos e procuram chegar à Europa, a maioria deles via Grécia.

Um acordo de migração concluído em março de 2016 entre Ancara, capital da Turquia, e a União Europeia para controlo das travessias do Mar Egeu reduziu consideravelmente as chegadas nas cinco ilhas mais próximas do país.