O jornalista Rui Cardoso comenta, na SIC Notícias, a crise humanitária que se vive na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia, onde milhares de migrantes se encontram em difíceis condições ao tentar passar a fronteira.
Rui Cardoso considera que um dos responsáveis pela situação é o presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, a quem atribui um papel de "ditador internamente", ao mesmo tempo que, externamente, responde às vontades do Kremlin.
A situação, contudo, para o comentador, não é nova, pois refere que o número um bielorrusso já tentou uma situação semelhante para os migrantes, nomeadamente, para quem viaja desde a Síria até território europeu, numa estratégia de "já que a Europa nos sancionou, vamos encher a Europa de migrantes".
Alerta, também, para o perigo de a situação "descambar", admitindo, contudo, que poderão existir forças de outros Estados a cooperar para dificultar a situação.
Rui Cardoso, também, refere que existe colaboração das companhias aéreas que, conforme indica o jornalista, enganam os migrantes para embarcarem em voos para a Polónia ou a Lituânia, garantindo que a sua situação se resolverá em território europeu, deixando, depois, os cidadãos numa situação de "fome, frio e sede".
Por fim, recomenda ação da União Europeia e da Organização das Nações Unidas, apelando, igualmente, ao apoio pelas autoridades polacas e ao impedimento de tais ações pelas companhias aéreas.