Crise Migratória na Europa

Crise migratória na Europa intensifica-se: os números preocupantes

Em menos de 24 horas, foram resgatados cerca de 300 migrantes só ao largo da costa de Espanha. Na Grécia, em poucos dias, 90 migrantes foram salvos no mar Egeu. Chegadas têm aumentado nas últimas semanas.

Loading...

Intensifica-se a crise migratória na Europa. Em Espanha, foram resgatados cerca de 300 migrantes em menos de 24 horas. Na Grécia, as autoridades resgataram, nos últimos dias, mais de 90 migrantes no mar Egeu. Nas ilhas Baleares, as autoridades intercetaram o oitavo barco com migrantes.

Foram resgatadas, na ilha maiorquina de Cabrera, 16 pessoas de origem norte-africana e subsaariana, na oitava embarcação a chegar às ilhas Baleares em 24 horas.

Até agora, foram identificados 124 migrantes a bordo de embarcações que tentavam chegar à costa sul de Maiorca, à ilha de Cabrera e às Pitiusas.

Só no ano passado, de acordo com o Ministério do Interior espanhol, 174 embarcações irregulares com mais de 2.500 ocupantes foram detetadas ao largo da costa das Baleares.

Até 15 de agosto deste ano, a chegada de migrantes em pequenos barcos e outras embarcações precárias em Espanha aumentou 10% em comparação com o mesmo período de 2022.

Na Grécia, as autoridades resgataram, nos últimos dias, mais de 90 migrantes no mar Egeu. Houve pelo menos quatro resgates de pequenas embarcações. Um dos ocupantes foi detido por suspeitas de pertencer a uma rede de tráfico.

Também a Polícia Marítima portuguesa, que está em missão na Grécia, resgatou 21 migrantes ao largo da ilha de Lesbos. Os elementos portugueses detetaram uma embarcação à deriva, na quinta-feira.

A bordo estavam seis homens, oito mulheres e sete crianças. Os migrantes apresentavam sinais de fadiga e desidratação.