João Rosado

Comentador SIC Notícias

Cristiano Ronaldo

Opinião

Dia de feriado Cristiano Ronaldo

Ainda não é feriado no País. Ainda. Nunca se sabe. Um dia a proposta pode ser submetida a aprovação legislativa. Hoje, 5 de fevereiro, Cristiano Ronaldo faz anos e não é mais um aniversário. Aliás, com Cristiano nada é apenas mais qualquer coisa. Por norma, um acontecimento vem acompanhado de um recorde, de uma conquista ou de uma proeza muito especial.

Dia de feriado Cristiano Ronaldo
Foto AP, Luis Vieira

Esta quarta-feira, porque são os 40 anos, a data é redonda, como redonda é a discussão sobre quem é o maior jogador de sempre. O capitão da seleção nacional tentou ele próprio desfazer a dúvida da Humanidade e confessou-se não como o melhor mas como o “mais completo” futebolista da História. E as estatísticas vêm em defesa do avançado que goleia a concorrência no que diz respeito à arte de ludibriar os guarda-redes.

Com o pé direito, com o esquerdo, de cabeça, em aceleração, em impulsão, de bola parada ou de bola corrida, o madeirense prepara-se para chegar aos 1000 golos numa carreira que faz dele o centro de um Mundo convertido ao mediatismo.

O último estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) estima em 850 milhões de euros o valor da marca CR7, o que significa que Cristiano, sozinho, dava para pagar o investimento dos 10 clubes mais despesistas na última janela de transferências.

Manchester City (218 milhões), Al-Nassr (77), Rennes (74), PSG (70), Al Ahli (59), Leipzig (55), Wolverhampton (50), Como (49), Milan (48) e Brighton (48) gastaram até esta segunda-feira 748 milhões de euros na procura de um novo Ronaldo.

Não consta que tenham descoberto no mercado de inverno um reforço com o potencial do Andorinha que aos 10 anos já prometia oferecer a Portugal uma interminável primavera. Qualquer dia inventa-se um feriado só para se perceber como ainda dura.