Economia dia a dia

Se quer criar conta na rede social X, o ex Twitter, pode vir a ter de pagar uma taxa

Esta quarta-feira, na rubrica Economia dia a dia, falamos da mais recente novidade dos negócios de Elon Musk. O empresário decidiu cobrar uma taxa de um dólar (cerca de 94 cêntimos) aos novos utilizadores da X, apenas na Nova Zelândia e nas Filipinas como forma de teste

Loading...

A rede social X, o antigo Twitter do pássaro azul, continua a dar que falar.

Foi comprado pelo multimilionário Elon Musk, o também acionista da Tesla e Space X. O negócio ficou fechado em outubro de 2022.

A compra ficou marcada pelos avanços e recuos de Musk e pela intervenção da justiça norte-americana na transação. Mas o empresário acabou mesmo por adquirir a rede social por cerca de €44 mil milhões.

Musk decidiu despedir o presidente executivo, o administrador financeiro, o chefe de assuntos jurídicos e cerca de 70% dos funcionários, sendo que alguns acabaram por ser chamados de volta.

O lugar de CEO acabou por ser ocupado por Linda Yaccarino, anteriormente chefe de vendas de publicidade na NBCUniversal.

Musk já fez várias mudanças à rede social, como a substituição do logotipo do pássaro azul ou o facto de ter passado a cobrar pelas contas verificadas.

Mas a mais recente novidade é que vai começar a ser paga uma taxa de um dólar (cerca de 94 cêntimos) aos novos utilizadores da X, apenas na Nova Zelândia e nas Filipinas como forma de teste.

Sem pagarem esta taxa, os novos utilizadores só poderão ler as publicações e seguir contas, sem puderem ter qualquer tipo de interação na plataforma.

Elon Musk tem-se socorrido destas pequenas taxas e mudanças para aumentar os lucros da rede social.

Até porque foi sua decisão retirar a empresa da Bolsa de Valores de Nova Iorque, assumindo uma dívida de 13 mil milhões de dólares.

No dia em que saiu de bolsa, em outubro de 2022, o Twitter valia quase 43 mil milhões de dólares.

Será que o X ainda tem muito tempo de vida? E irá esta taxa de utilizador chegar a Portugal?

São ainda perguntas sem resposta.