Economia dia a dia

O ponto de situação do novo Aeroporto de Lisboa

Esta segunda-feira, na rubrica Economia dia a dia, falamos da localização do novo aeroporto de Lisboa. Ainda não se sabe qual é, mas há novidades deste longo caminho que se percorre há mais de 50 anos

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Há mais de 50 anos que se discute a localização do novo aeroporto de Lisboa. O assunto vai andando para a frente e para trás, são estudadas possíveis localizações, mas a decisão não avança e os aviões continuam a aterrar no Aeroporto da Portela, cada vez mais sobrelotado.

O Governo de António Costa criou uma Comissão Técnica Independente, na sequência de um acordo com o líder do PSD, para estudar as várias opções em cima da mesa. O relatório preliminar vai ser apresentado nesta terça-feira e ficará em consulta pública durante 30 dias.

É mais um passo neste longo caminho de uma decisão para o novo aeroporto e, apesar de o relatório final ser apresentado entre finais de dezembro e início de janeiro, o ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, já atirou a decisão para o próximo Governo.

Por isso, a análise do documento deverá ficar para depois das eleições de 10 de março, quando se espera que a crise política acalme, e haja finalmente disponibilidade e capacidade para escolher a localização do novo aeroporto.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo lamentou o atraso desta decisão e acredita que quanto mais tardar, mais a descoberto ficará o crescimento "anémico" da economia nacional.

Ora, o Governo deu à Comissão cinco hipóteses para análise. A nova solução aeroportuária para a região de Lisboa pode ser: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém ou só em Santarém.

Depois de recebidas novas propostas, foram acrescentadas pela CTI outras quatro opções: Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.

O que significa que há nove localizações em jogo, para darem palco ao novo aeroporto de Lisboa.

As opções foram analisadas segundo: a segurança aeronáutica, a acessibilidade e território, a saúde humana e viabilidade ambiental, a conectividade e desenvolvimento económico e o investimento público e modelo de financiamento.

Cada opção receberá pontos por cada um destes fatores e será feita uma lista ordenada da localização mais pontuada para a menos pontuada.

Depois da consulta pública, o relatório final será entregue ao próximo Governo, que tomará a decisão da nova localização do aeroporto de Lisboa.