Os combatentes que apoiam o governo de unidade nacional ocuparam o bairro central de al-Dollar após confrontos nos quais morreram cinco dos seus elementos e 17 outros ficaram feridos, informaram aquelas forças nas redes sociais.
O governo líbio sediado em Tripoli lançou em maio uma operação para recuperar Sirte, que os jihadistas controlam desde junho de 2015.
A queda daquela cidade costeira, a 450 quilómetros a leste de Tripoli, constituiria um importante revés para o Daesh, que também tem registado derrotas na Síria e no Iraque.
As forças governamentais entraram em Sirte a 09 de junho e alcançaram bairros no norte e centro da cidade, tendo os jihadistas respondido com carros armadilhados e atiradores furtivos.
Mais de 300 combatentes pró-governamentais morreram e mais de 1.500 ficaram feridos desde o início da batalha por Sirte, segundo fontes médicas em Misrata referidas pela agência France Presse.
As forças pró-governamentais são essencialmente constituídas por milícias da zona ocidental da Líbia, criadas durante a revolução de 2011 que derrubou o ditador Muammar Kadhafi.
Lusa