Daesh

Paramilitares xiitas iraquianos lançam operação em Mossul para retomar Tal Afar

Paramilitares xiitas iraquianos lançaram hoje uma operação em Mossul ocidental para reconquistar a cidade de Tal Afar ao grupo Daesh e cortar as linhas de abastecimento com a Síria, anunciou o porta-voz das milícias xiitas.

"A operação tem como objetivo cortar o abastecimento entre Mossul e Raqqa (reduto do Daesh na Síria) e apertar o cerco em Mossul e libertar" a cidade de Tal Afar, disse à AFP o porta-voz milícias xiitas de al-Chaabi Hachd, Ahmed al-Assadi.

Além de recuperar Tal Afar, a operação visa também retomar as cidades de Tal Abta e Hatra, perto da qual está localiza um sítio arqueológico classificado pela UNESCO como património mundial da humanidade.

As unidades paramilitares xiitas de mobilização popular (Hachd al-Chaabi), apoiadas pelo Irão, tinham sido pouco envolvidas, até agora, na batalha lançada a 17 de outubro pelas forças iraquianas para tomar Mossul, a segunda cidade do Iraque e último grande bastião do Daesh no país.

Mas a participação do Hachd al-Chaabi na ofensiva é uma fonte de tensões, uma vez que os curdos iraquianos e os sunitas não concordam com a sua participação na batalha.

Contudo, as milícias xiitas já disseram que não pretendem entrar na cidade de Mossul, de maioria sunita.

Tal Afar era uma cidade predominantemente xiita antes de os extremistas sunitas do Daesh a terem conquistado em 2014.

Lusa