O Daesh está a usar drones para fins comerciais para lançar munições sobre as forças militares iraquianas "suficientes para fazer o que o Daesh pretende - matar indiscriminadamente", referiu Brett Sylvia, citado pela agência de notícias curda Rudaw.
O comandante norte-americano informou ainda, numa conferência de imprensa em Mossul, na semana passada, que os EUA e as forças iraquianas estão a conseguir travar este tipo de ataques com drones.
Brett Sylvia recusou-se a referir o número de vítimas civis que o Daesh já terá causado com recurso a esta estratégia, mas realçou que em conjunto já conseguiram intercetar pelo menos uma dezenas de drones.
Segundo a mesma fonte, o Daesh não terá ainda usado drones para lançar armas químicas.
Já tinham sido divulgadas informações que referiam que o Daesh estava a usar drones como armas, mas novas imagens captadas em Mossul confirmam que os drones estão a ser usados como bombardeiros, capazes de lançar granadas.
À medida que as forças iraquianas avançam no norte do Iraque, na região de Mossul, área controlada pelo Daesh desde 2014, vão descobrindo um arsenal improvisado e diversificado.