Daesh

Rússia insiste que matou líder do Daesh num ataque aéreo na Síria

A probabilidade do líder do Daesh Abu Bakr al-Baghdadi ter sido morto é de quase 100%, insiste a Rússia, agora pela voz de um senador russo, citado pela agência Interfax.

O líder do grupo terrorista Daesh, Abu Bakr al-Baghdadi, auto-proclama o califado na mesquita em Mossul, em 2014.
O líder do grupo terrorista Daesh, Abu Bakr al-Baghdadi, auto-proclama o califado na mesquita em Mossul, em 2014.
© Reuters TV / Reuters

Há cerca de uma semana, o Ministério da Defesa russo afirmava que Baghdadi tinha sido morto num ataque realizado no mês passado pela Força Aérea russa na cidade de Raqa, na Síria.

Mas os grupos armados que combatem na região e o porta-voz norte-americano para a coligação que combate o Daesh afirmaram não poder confirmar a morte do líder do grupo terrorista.

Hoje, o senador russo Viktor Ozerov afirmou que o Ministério da Defesa não avançaria com uma informação que pudesse vir a ser desmentida mais tarde.

"Acredito que esta informação é perto de 100%" correta, disse citado pela Interfax. "O facto de o Daesh não o ter mostrado ainda dá-nos mais confiança de que Baghdadi foi morto".

O Ministério russo referiu que o ataque aéreo se realizou a 28 de maio, teve como alvo o local onde decorria uma reunião do Daesh nos arredores de Raqqa, na Síria, e terá provocado a morte a 30 responsáveis do grupo e a outros 300 combatentes.

Abu Bakr al-Baghdadi tem sido dado como morto por várias vezes, desde que auto-proclamou o califado a partir de uma mesquita em Mossul, no Iraque, em 2014.

Se se confirmar esta morte, será um grande sucesso para a Rússia, que lidera uma ação militar em apoio ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, desde setembro de 2015.