Marcelo Rebelo de Sousa vai receber em Belém os partidos que elegeram deputados nestas eleições legislativas. As reuniões serão divididas entre dois dias, segundo foi anunciado no site da Presidência.
O primeiro partido a encontrar-se com o Presidente da República é o Livre. A reunião com Rui Tavares decorre esta terça-feira, pelas 15:00, à qual se segue a com a líder do PAN, com a coordenadora do Bloco de Esquerda e com o secretário-geral do PCP.
Para quarta-feira ficam marcados os encontros com os representantes dos quatro partidos com maior votação, por ordem crescente de votação: Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS.
Estes encontros têm em vista a indigitação do primeiro-ministro. O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa – citado na nota da Presidência – estabelece que “o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.
António Costa conquistou, este domingo, a maioria absoluta numas eleições antecipadas devido ao chumbo do Orçamento do Estado para 2022. O Chega e a Iniciativa Liberal aumentaram a sua representação no parlamento, enquanto o CDS não conseguiu eleger nenhum deputado.
ACOMPANHE O ESPECIAL ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
Saiba mais:
- Os vencedores e os vencidos das legislativas
- Legislativas: as fotos que marcam a noite eleitoral
- Quem disse o quê na noite eleitoral?
- O novo Parlamento: quem ganha e quem perde assentos
- Noite histórica: CDS fora do Parlamento pela primeira vez em Democracia
- Inês Sousa Real: “Na próxima eleição seremos muitos mais”
- PS alcança maioria absoluta. Portugueses fazem a vontade a António Costa
- Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de covid-19