Uma delegação do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) esteve esta terça-feira reunida com o Presidente da República, numa audiência que decorreu no Palácio de Belém.
Aos jornalistas falou Bebiana Cunha, ex-líder parlamentar do partido, que começou por alertar para o “perigo” que representam maiorias absolutas.
O partido espera que o Executivo mantenha uma posição de “diálogo” e reitera que manterá como principais objetivos os combates à pobreza energética em Portugal e à crise climática.
Bebiana Cunha deixou ainda críticas ao sistema eleitoral português: “O PAN foi prejudicado em 70% dos votos”, disse a ex-deputada, que explicou que, caso houvesse um círculo eleitoral único ao invés da divisão por distritos, “o partido teria eleito três deputados”.
Nas legislativas de domingo, o PAN elegeu apenas uma deputada, Inês de Sousa Real, para a Assembleia da República (AR).
Bebiana Cunha garantiu também que “não foi por falta de propostas do PAN que não existe um plano nacional” de combate à seca severa que o país atravessa.
No que diz respeito à eventual aprovação do Orçamento do Estado, o partido deixa esse cenário em aberto caso sejam mantidos alguns dos aspetos negociados antes do chumbo do documento na AR, como a “reposição das carreiras dos técnicos auxiliares de saúde”, “medidas de proteção animal” ou “respostas de emergência social, nomeadamente no acesso a habitação”.
No encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, Bebiana Cunha deixou ainda um repto ao Governo: que “honre os compromissos negociados com o PAN”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve entre hoje e amanhã os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nas eleições legislativas de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.
O chefe de Estado recebe os partidos por ordem crescente de representação na Assembleia da República, quatro durante a tarde de hoje e outros quatro durante a tarde de quarta-feira.
Depois do Livre e do PAN, serão ouvidos ainda hoje o BE, às 17:00, e o PCP, às 18:00. Na quarta-feira é a vez da Iniciativa Liberal, às 15:00, do Chega, às 16:00, do PSD, às 17:00, e do PS, às 18:00.
OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
SAIBA MAIS
- Rui Tavares indica que Livre “não falará só com o PS e não limitará as suas interações na esquerda”
- Maioria do PS torna medidas reivindicadas pelo BE e PCP “altamente improváveis”
- “O desafio do CDS é hoje mais difícil do que o do PCP ou do Bloco de Esquerda”
- Legislativas: Comissão Política Nacional do PSD reúne-se na quinta-feira à tarde em Lisboa