Eleições Legislativas

Debates: Rui Tavares considera ausência de Montenegro "falta de respeito para com os eleitores"

O líder do Livre reagiu, após o seu primeiro debate esta quarta-feira, à substituição de Luís Montenegro do PSD por Nuno Melo do CDS nos debates contra o seu partido e o PCP.

Debates: Rui Tavares considera ausência de Montenegro "falta de respeito para com os eleitores"
ANTÓNIO COTRIM

O líder do Livre, Rui Tavares, disse esta quarta-feira não acreditar que Luís Montenegro falte ao compromisso dos debates televisivos com o partido, nem com o PCP. No entanto, já se mostrou disponível para alterar a hora, o dia ou o local para que Montenegro compareça, segundo a TSF.

Os debates estavam combinados e acertados, entre candidatos e televisões, no entanto Luís Montenegro deu esta quarta-feira um passo atrás na sua presença nos debates com o Livre, que se realiza este sábado, e com o PCP, que será dia 16 de fevereiro.

Em troca do líder social-democrata, iria o líder democrata-cristão, Nuno Melo do CDS, que integra a coligação Aliança Democrática com o PSD e PPM.

Rui Tavares, após o PCP, também já reagiu à notícia, dizendo que não acredita que Luís Montenegro irá faltar ao compromisso.

“É uma falta de respeito para com os eleitores que querem ser esclarecidos. Eu não falharei a este debate”, lê-se na publicação no X (antigo Twitter).

Apesar disso, numa nota enviada à TSF, Rui Tavares mostrou-se disponível para alterar a hora, o dia ou o local para que o debate se realize.

“Desistir de debater é sempre uma derrota maior que um debate mal-sucedido. A ser verdade o que tem sido veiculado pela comunicação social, este é um péssimo sinal para quem almeja ser primeiro-ministro de Portugal”, escreveu o partido na nota à TSF.

O partido liderado por Paulo Raimundo diz que, com esta atitude, Luís Montenegro “esquiva-se a ser confrontado” e "empobrece o debate político".

"Percebe-se que Montenegro queira fugir ao embate com opções e soluções de esquerda. Mas essa atitude não só empobrece o debate político como é revelador da necessidade do PSD em esconder o seu verdadeiro projeto", acrescenta o PCP.

A RTP, a TVI e a SIC mostraram-se também esta quarta-feira surpreendidas com a intenção da Aliança Democrática (AD) substituir Luís Montenegro (PSD) por Nuno Melo (CDS) nos debates televisivos e garantem que modelo proposto se mantém "nos exatos termos".

Notícia atualizada às 21:41