Eleições Legislativas

Debate PS vs AD na íntegra

Pedro Nuno Santos (PS) e Luís Montenegro (AD) fecharam esta segunda-feira o ciclo de 28 debates televisivos, com um frente a frente no Capitólio com um protesto de polícias à porta. O socialista deixou uma garantia se perder as eleições, e Montenegro tirou José Sócrates e Cavaco Silva da cartola, mas Passos Coelho e Alexandra Reis também não faltaram. Reveja o debate que aqueceu com as pensões.

Loading...

Com um protesto de última hora como pano de fundo, o socialista Pedro Nuno Santos e o social-democrata Luís Montenegro defrontaram-se, esta noite de segunda-feira no Capitólio, em Lisboa. Sob a moderação de Clara de Sousa (SIC), João Adelino Faria (RTP) e Sara Pinto (TVI), falaram sobre Educação, Habitação, impostos e o futuro próximo, tendo ficado já garantido que: “O PS, se não ganhar, não apresentará uma moção de rejeição nem viabilizará nenhuma moção de rejeição se houver vitória da AD”.

Quem o disse, sem hesitar, foi Pedro Nuno Santos que apontou, por várias vezes, o dedo ao adversário por não responder às questões, nomeadamente sobre a localização do novo aeroporto: “Não quer decidir, mas adiar, não sabe o que é governar, nós queremos tentar um consenso com o PSD, e com os todos outros partidos, mas com certeza que se não existir não vamos ficar à espera, vamos avançar".

O cenário macroeconómico foi o primeiro tema a aquecer o debate, com Montenegro a criticar o adversário, que antes o acusou de propor uma “aventura fiscal”, questionando a sua formação: “É economista não é?”. E a habitação? Pedro Nuno recuperou que “não há balas de prata”, o social-democrata aproveitou para dar um “exemplo do fracasso” do ex-ministro.

"Não sabe o que é governar, nunca governou, nem num gabinete esteve", contra-atacou o socialista, com Montenegro a garantir que “está preparadíssimo”.

Mas seriam as pensões a fazer subir o tom do debate, com Montenegro a garantir que “nunca” fará o que fez “António Costa e o Pedro Nuno Santos”, e o socialista a alertar que: “Não há nenhum pensionista em casa que se consiga rever nas suas palavras”.

No minuto final do debate, que cada um teve, Luís Montenegro (AD) jogou a cartada Alexandra Reis, já Pedro Nuno Santos (PS) apostou no "orgulho" no que foi feito, não esquecendo o lema da campanha.

E quem ganhou? A opinião dos painel de comentadores SIC é unânime: Pedro Nuno Santos, com quase todos a destacarem a forma como deu o tiro de partida ao “lamentar” o protestos dos polícias que decorria no exterior do Capitólio.