Eleições Legislativas

"Organizem a vida para votar": Marcelo já votou e apelou para que os portugueses votem também

Marcelo Rebelo de Sousa votou antecipadamente este domingo, dia 3 de março, na Cidade Universitária de Lisboa, em vez de Celorico de Basto como é habitual.

"Organizem a vida para votar": Marcelo já votou e apelou para que os portugueses votem também
JOSÉ SENA GOULÃO

O Presidente da República também optou pelo voto antecipado e votou esta tarde em Lisboa, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Em direto da Faculdade de Direito e em resposta às questões dos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa disse que foi um ato simbólico para promover o combate à abstenção e explicou que já estava esclarecido em relação às propostas dos candidatos, mas recusou-se a fazer qualquer comentário sobre a campanha: "A campanha eleitoral está em curso e eu nem no dia das eleições nem antes, nem a seguir comento a campanha".

Questionado sobre um eventual cenário de ingovernabilidade após o dia 10, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "o povo português tem demonstrado desde o 25 de Abril uma maturidade e uma sabedoria, antecipando em muito casos aquilo que muitas vezes só se percebe no futuro".

O Presidente da República voltou a sugerir que no futuro seja ponderada a opção de voto eletrónico e que também seja repensado o chamado dia de reflexão.

Marcelo Rebelo de Sousa repetiu a sugestão feita em 2022 para que se repense a pertinência deste direito, que "tinha uma lógica na eleição para a Constituinte e no início da democracia", mas sublinhou que, sobre esta questão, "a Assembleia da República é soberana".

Por fim, apelou aos portugueses para "virem votar, os que estão hoje inscritos para o voto antecipado venham, os que tiverem optado por votar no próprio dia, que organizem a vida para votar. É importante uma democracia que celebra 50 anos".