André Ventura insiste nas suspeitas de que está em curso uma tentativa de fraude eleitoral, diz que o objetivo passará por anular os votos do Chega e pediu à Comissão Nacional de Eleições que investigue.
O líder do Chega, primeiro deixou as acusações no ar, mas este domingo trouxe o que diz provar que se está a preparar fraude eleitoral: um tweet.
"Isto é um membro de uma mesa de voto e nós sabemos quem é. É um membro das mesas, de um partido português, que diz que vai anular os votos do Chega e da AD", disse André Ventura aos jornalistas acrescentado que a pessoa em questão pertence ao Bloco de Esquerda.
A SIC sabe que o autor do texto estava escalado para a função de escrutinador na mesa 12, da secção de Esgueira, em Aveiro, estava, mas já não está.
Contactado pela SIC, o Bloco de Esquerda esclareceu que assim que “tomou conhecimento da publicação, solicitou ao autor que pedisse dispensa da função na mesa de voto e que apagasse o texto", o que aconteceu.
A SIC contactou também a Comissão Nacional de Eleições, que diz que não se pode pronunciar porque não analisou este caso concreto. Não exclui tomar medidas se for apresentada queixa, algo que André Ventura ainda não fez.
A uma semana das eleições, Ventura também lança suspeitas sobre o voto dos emigrantes. Num comício para cerca de 400 pessoas, em Leiria, pediu mobilização.