Eleições Legislativas

IL apela ao voto útil para contrariar a "aposta presa ao passado" do PS e PSD

Rui Rocha já delineou a estratégia para a última semana de campanha eleitoral: persuadir os eleitores a acreditar que um deputado da IL nos círculos onde podem eleger vale mais do que a oitava opção socialista ou social-democrata.

Loading...

Em campanha por São João da Madeira, o presidente do Iniciativa Liberal apelou esta segunda-feira de manhã ao voto útil no partido. Rui Rocha diz que chegou o momento de fazer escolhas.

"A pergunta que eu faço é: vale mais eleger os cabeça de lista da Iniciativa Liberal nos diferentes círculos onde podemos eleger ou eleger o sétimo ou oitavo das listas do PS ou PSD, vale mais uma aposta no futuro ou uma aposta presa ao passado, que é mais do mesmo?", questionou Rui Rocha que tem mudado de estratégia, de dia para dia.

O líder liberal já chegou a pedir maioria clara à direita, para que a Aliança Democrática e a IL pudessem governar confortavelmente.

Rui Rocha descredibilizou também este domingo a sondagem que coloca a Iniciativa Liberal atrás do BE e CDU, e insistiu que o PS, que aparece à frente, tem de dizer se vai envolver o PCP numa solução governativa.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar na escolha de 230 deputados à Assembleia da República.A estas eleições concorrem 18 forças políticas - 15 partidos e três coligações.

A IL tem assento parlamentar desde 2019, tendo assegurado um grupo parlamentar nas últimas legislativas há dois anos (2022) ainda sob a liderança de João Cotrim de Figueiredo.

Com Lusa