Eleições Legislativas

Estas foram as eleições "mais polarizadas da história do Portugal democrático"

Segundo o investigador do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Gustavo Cardoso, nestas eleições "todos embarcaram no mesmo discurso" de duelo entre a esquerda e a direita. Ele acrescenta que este ambiente facilitou a desinformação.

Estas foram as eleições "mais polarizadas da história do Portugal democrático"
SOPA Images

As legislativas de domingo são as eleições "mais polarizadas da história do Portugal democrático", um ambiente que facilitou a desinformação, afirmou à Lusa o investigador Gustavo Cardoso, do MediaLab do ISCTE.

O investigador retira desta análise as eleições presidenciais que também costumam ser polarizadas e sublinha que nesta campanha "todos embarcaram no mesmo discurso" de duelo entre a esquerda e a direita.

Esta é uma das principais conclusões do balanço do projeto conjunto do MediaLab, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), com a agência Lusa, para monitorizar e fazer a despistagem de desinformação política na pré-campanha e campanha eleitoral para as eleições de domingo.

Segundo Gustavo Cardoso, esta polarização não aconteceu antes, nem quando se defrontaram duas alianças, a Aliança Democrática (AD), de Sá Carneiro, que venceu, e a Frente Republicana Socialista (FRS), liderada pelo PS de Mário Soares, em 1980, que foi derrotado, porque "ainda havia o PCP", com 16,7% dos votos.

Se "o objetivo da desinformação é criar algum atrito e criar desconfiança, suspeição e agressividade", e "sair do campo de 'combate democrático' e passar para o campo do 'combate violento'", então esta campanha foi "terreno fértil" para isso, conclui.

Numa frase, Gustavo Cardoso explica como se forma este clima político e mediático: "Quem deu o mote foram os candidatos. Depois os jornalistas apresentaram essa realidade do discurso e nas redes sociais replicou-se. E, a seguir, estamos num ambiente polarizado, o que torna tudo muito mais fácil para o campo da desinformação".

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar no domingo para eleger 230 deputados à Assembleia da República.