Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, foi o primeiro candidato dos partidos com representação parlamentar a exercer o direito de voto. Apelou aos portugueses que vão votar para honrar “o legado da liberdade” alcançada no 25 de Abril.
“As expectativas são as melhores. É o dia dos portugueses manifestarem a sua vontade democrática. É a melhor forma de honrarmos o legado da liberdade”, afirma Rui Rocha aos jornalistas.
O líder da IL insta os portugueses a votar nos “deputados de cada círculo que melhor interpretam o país” que querem. Sobre possíveis entendimentos após as eleições, Rui Rocha responde que “não é dia para cenário”.
Deixou ainda um agradecimento às pessoas que estão nas mesas eleitorais pelo “serviço público”.
“Temos de construir uma democracia em que as instituições funcionam cada vez melhor. O contributo daqueles que estão nas mesas eleitorais, garantindo que este ato se faz com transparência, verdade e justiça, é um contributo essencial.”
Rui Rocha, que vota na União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, distrito de Braga, disse que vai ainda almoçar com a família, seguindo depois para Lisboa, onde vai acompanhar a noite eleitoral.