Eleições Legislativas

Rui Rocha ainda admite integrar um Governo da Aliança Democrática

Rui Rocha diz que não há portas fechadas e que integrar o Governo liderado pelo PSD é ainda uma hipótese em cima da mesa. E que Ministério poderia assumir o líder da Iniciativa Liberal? Eis a (não) resposta.

Rui Rocha ainda admite integrar um Governo da Aliança Democrática
JOSE SENA GOULAO

Rui Rocha não exclui uma coligação com a AD, mas explica que o cenário mais provável é a Iniciativa Liberal ficar na oposição e negociar com o Governo medida a medida.

Em entrevista à CNN Portugal, diz que não há portas fechadas e que integrar o Governo liderado pelo PSD é ainda uma hipótese em cima da mesa.

Diz também que esse cenário teria de incluir a entrada do próprio no Executivo liderado por Luís Montenegro. Rui Rocha não quis, no entanto, indicar que Ministério poderia assumir, por considerar que esse "não é o cenário mais provável".

Sublinhou, ainda assim, que o partido quer estar no Parlamento, seja em que qualidade for.

Recorde-se que, segundo o que a SIC apurou na terça-feira, ponderados os resultados de domingo e o novo quadro parlamentar, o partido de Rui Rocha tem como cenário preferencial ficar de fora do Governo.

Nos cenários admitidos pela IL estão, contudo, possíveis entendimentos, que até podem ser escritos, para os Orçamentos do Estado.

A ideia é que a AD e a IL possam ir negociando, orçamento a orçamento, matéria a matéria, de forma a manter a autonomia das duas forças partidárias.

A audiência parlamentar da Iniciativa Liberal com o Presidente da República, prevista para sábado, foi antecipada para esta sexta-feira, às 19:00 horas, dia em que Marcelo Rebelo de Sousa recebe também o Bloco de Esquerda.

A SIC sabe que a Iniciativa Liberal está disponível para uma solução de mudança e que contribua para manter o Partido Socialista afastado da governação. A Marcelo Rebelo de Sousa, o líder da IL irá levar uma mensagem clara: não basta mudar os rostos da governação, é preciso uma mudança de políticas públicas.