À saída da audiência em Belém com o Presidente da República, Luís Montenegro disse aguardar com expectativa a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa e revelou ter manifestado total disponibilidade para ser indigitado primeiro-ministro.
“Transmitimos a disponibilidade desta coligação em assumir a liderança do Governo e poder ser indigitado primeiro-ministro”, afirmou Luís Montenegro, acompanhado por Nuno Melo e Hugo Soares.
O líder da Aliança Democrática sublinhou que, face aos resultados eleitorais, a maior representação parlamentar na Assembleia da República é da AD. Ainda que seja uma maioria relativa, Montenegro esclareceu que é com base nela que, se assim entender Marcelo, a coligação apresentará um Governo.
Questionado pelos jornalistas se a Iniciativa Liberal poderá integrar o seu Governo, Luís Montenegro não respondeu, deixando esse esclarecimento para depois de conhecida a decisão do Presidente.
A reunião durou cerca de 01:40.
Marcelo Rebelo de Sousa aguarda agora os resultados finais dos círculos da emigração. Só depois de apurada a totalidade dos votos é que indigitará o próximo primeiro-ministro. A SIC sabe que, independentemente da hora, a indigitação acontecerá ainda esta quarta-feira.
Isto porque Luís Montenegro estará amanhã de manhã em Bruxelas na Cimeira do Partido Popular Europeu, onde serão discutidas as prioridades políticas da União Europeia. Espera-se que o Presidente da Aliança Democrática faça declarações logo à chegada, antes do encontro. Luís Montenegro regressa a Portugal ainda durante esta quinta-feira.