O secretário-geral do Partido Socialista (PS) acusou o primeiro-ministro de ignorar a realidade dos pensionistas, alegando que a baixa do IRS propagandeada pelo Governo "diz zero" à maioria deles, uma vez que não pagam este imposto.
"Quando nós ouvimos Luís Montenegro falar dos pensionistas, nós só conseguimos constatar, confirmar que ele não sabe qual é a realidade dos pensionistas em Portugal. Ainda ontem [terça-feira] se congratulava com o facto de ter baixado o IRS e isso beneficiar os pensionistas", disse Pedro Nuno Santos num almoço comício em Olhão.
Segundo o líder socialista, o primeiro-ministro "não faz ideia de que uma maioria larga dos pensionistas em Portugal não paga IRS e não paga IRS porque as pensões são baixas".
"Na realidade, a redução do IRS para maioria dos pensionistas diz zero, e para os pensionistas que pagam IRS eu tenho tido ao longo desta campanha vários que vêm ter comigo e me mostram a folha da Autoridade Tributária", indicou.
Pedro Nuno Santos deu o exemplo "da senhora Maria Camélia que diz que tem que pagar 860 euros e não sabe como".
"Luís Montenegro não sabe do que fala porque não conhece os pensionistas, e só alguém que não conhece os pensionistas fala do IRS para um pensionista que não ganha o suficiente para poder pagar IRS", criticou.
Entre rosas, frutas e fotografias Pedro Nuno acredita na vitória no Algarve
Entre frutas, rosas, beijinhos e fotografias no mercado dos produtores de Quarteira, Loulé, o líder socialista bebeu hoje um licor de Medronho para afinar a voz, apelou ao voto e mostrou-se convicto na vitória do PS no Algarve.
"O PS vai ganhar o Algarve, não tenho a menor dúvida, e se vocês estiveram atentos puderam confirmar isso na volta que demos aqui", disse Pedro Nuno Santos ao jornalistas já depois de percorrer o mercado dos produtores a céu aberto na Quarteira, concelho de Loulé, sempre acompanhado por Jamila Madeira, a cabeça de lista do PS pelo distrito de Faro.
Nas últimas legislativas, há cerca de um ano, a vitória do Chega pôs termo à hegemonia que o PS tinha desde 2025 no distrito de Faro.
Com LUSA