Eleições Legislativas

Rui Rocha defende reforma da Segurança Social e critica posição dos outros partidos

Rui Rocha diz que a Iniciativa Liberal (IL) é o único partido com coragem para falar na reforma da Segurança Social. A resposta surge após as críticas do secretário-geral do PCP. Rui Rocha afirma que nenhum partido está preocupado com o valor das reformas futuras.

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, durante uma ação de campanha para as eleições legislativas onde foi impedido pela Polícia Marítima de sair numa embarcação de pesca para uma volta no alto-mar, no porto de pesca da Póvoa de Varzim. 08 de maio de 2025.
Loading...

O líder da IL considerou, esta quinta-feira, que o seu partido é o único com "coragem política" para falar em reforma da Segurança Social, acusando os restantes partidos de não se preocuparem com o valor das reformas futuras.

Em declarações aos jornalistas após ter visitado uma empresa agroalimentar especializada em produtos laticínios em Vila do Conde, distrito do Porto, Rui Rocha foi questionado sobre as críticas do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, que acusou a direita de estar a preparar um assalto à Segurança Social.

Na resposta, o líder da IL considerou que o que se vê hoje é que "a Segurança Social não garante àqueles que estão em idade ativa, no mercado de trabalho, reformas condignas quando chegarem ao tempo de eles próprios descansarem e terem as suas reformas".

"Portanto, o que nós queremos fazer é criar condições para que aqueles que estão hoje a trabalhar, quando chegar a sua vez de ir para a reforma, tenham condições minimamente adequadas", frisou.

O líder da IL considerou ainda que a legislação laboral deve ter "uma solução mais flexível" na relação entre "empresas e colaboradores" e disse querer fazer um balanço das alterações feitas à lei desde 2019.

"O que me parece evidente é que nós temos de ter uma solução mais flexível de colaboração entre as empresas e os seus colaboradores, porque o resultado final dessa colaboração será seguramente mais riqueza para o país", respondeu.

O quinto dia de campanha ficou ainda marcado pela interrupção de uma ação pela Polícia Marítima: o passeio numa embarcação de pesca terminou mais cedo do que o previsto. Ainda assim, o líder liberal garantiu que, depois das eleições, vai navegar em mar alto.