Animaram o público e marcaram o ritmo para uma noite longa. No palco, o tema foi Educação, não estivesse a CDU na cidade das estudantes.
“É possível a educação estar melhor quando todos os agentes da educação estão piores. Só mesmo na cabeça da direita e daqueles que amparam a sua política é que esta afirmação pode ser dada”, disse Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP.
A Esquerda de Raimundo diz que faria diferente. Nas escolas, onde quer mais professores e auxiliares, menos alunos por turma e menos exames nacionais e nas universidades.
“Acabar de uma vez por todas com o subfinanciamento crónico e de limitação da contratação de docentes para o ensino superior. O fim das propinas em todos os ciclos de ensino, 30 mil novas vagas de alojamento estudantil nos próximos 30 anos”, afirmou Raimundo.
Quer também mais investimento na Ciência e na Inovação. No comício recebeu das mãos de quem conhece bem as queixas. 750 assinaturas de professores, educadores e investigadores que apoiam a CDU.
Há quase 40 anos que a CDU não elege deputados por Coimbra. A última vez foi em 1987, quando ainda havia 250 deputados no Parlamento. Ainda assim, a coligação vem a um distrito cheio de história e passado para tentar que o futuro seja mais risonho.