Perante as primeiras projeções desta noite, o socialista António Vitorino defende que o país está diante de uma alteração estrutural do sistema eleitoral.
Mostra-se convicto de uma vitória da Aliança Democrática (AD), mas sublinha que o grande vencedor da noite será o Chega, tendo em conta os resultados das últimas eleições.
Já o grande derrotado da noite será o Partido Socialista (PS) que pode vir a perder o lugar de 2.ª maior força política para o partido de André Ventura.
"A AD e a Iniciativa Liberal (IL) juntas não têm maioria absoluta, mas, de acordo com estas projeções, terão mais do que a esquerda. Isso representa uma alteração substancial face ao cenário político da atual Assembleia da República, em que a esquerda podia derrotar a pluralidade de votos, independentemente da posição do Chega. É uma derrota para toda a esquerda", frisa.
Questionado sobre uma possível demissão de Pedro Nuno Santos, caso o Chega ultrapasse o Partido Socialista (PS), António Vitorino prefere não responder.
- Acompanhe, em direto e ao minuto, a emissão especial da SIC Notícias.