Luís Marques Mendes votou em Caxias, Oeiras, lembrando a importância do voto para assegurar a estabilidade.
"Os portugueses, seguramente, estão cansados de eleições, mas a solução não é deixar de votar: a solução é mesmo votar (...) Para terem menos eleições no futuro. E, portanto, mais estabilidade, a solução é votar. É hoje que começa a preparação de um futuro mais estável, mais previsível e mais seguro. Ganhe quem ganhar, vença quem vencer."
O candidato às eleições presidenciais lamenta que a campanha não tenha sido mais esclarecedora - "não ajudou muito à credibilidade da política" - , mas apela à responsabilidade num momento crítico.
"Apesar da campanha não ter sido brilhante em termos de esclarecimento, eu acho que os portugueses estão preparados para votar mais do que preparados e percebem que o mundo está bem pior, está mais complexo do que há um ano atrás, e portanto isso exige mais responsabilidade de qualquer um de nós", apelou o social-democrata.
Acompanhe aqui ao minuto tudo sobre as legislativas
É possível votar até às 19h00
As mesas de voto estarão abertas até às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa.
Nas legislativas anteriores, a 10 de março de 2024, a taxa de abstenção situou-se nos 40,16%.