O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, votou esta manhã na Escola Básica de Telheiras, em Lisboa, acompanhado pelo filho, e lamentou um "episódio de violência” que terá ocorrido este domingo contra um autarca socialista.
Pedro Nuno Santos revela que foi registado esta manhã “um episódio de violência” contra Miguel Alexandre Teixeira Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
"Temos de responder com firmeza contra qualquer tipo de violência e de agressão, defender a democracia, participação cívica. A maioria dos portugueses não se revê em atos de violência, antes pelo contrário, respeitam as escolhas dos outros mesmo que sejam diferentes das nossas."
Em declarações aos jornalistas depois de votar, Pedro Nuno Santos diz que vai passar o dia com a família e amigos, antes de acompanhar a noite eleitoral com a comitiva do PS.
O socialista explica que foi importante votar na companhia do filho, Sebastião, para lhe mostrar como “esta foi uma das maiores conquistas do nosso povo".
"É um instrumento de defesa dos portugueses, a arma do povo (...) é um dia quem que se ensina a liberdade e a democracia”.
Aos portugueses, Pedro Nuno Santos apela que "não deixem para os outros a decisão sobre o futuro que nós queremos, para não sermos surpreendidos.”
É possível votar até às 19h00
As mesas de voto estarão abertas até às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa.
Nas legislativas anteriores, a 10 de março de 2024, a taxa de abstenção situou-se nos 40,16%.