O candidato à liderança socialista José Luís Carneiro defendeu esta quinta-feira que o PS, por ter tido mais votos do que o Chega, manteve-se como a "segunda força mais importante na relação de confiança com os portugueses".
José Luís Carneiro afirmou que a "maioria dos portugueses escolheu o PS para segundo partido" e que, na definição de quem é a segunda força política, o que conta é o número de votos - porque "cada voto conta" - e não o número de deputados eleitos.
"Se nós valorizamos o princípio 'um homem, um voto', significa que valorizamos cada voto. E nessa aritmética de que cada voto conta, o Partido Socialista foi o segundo partido com maior número de votos da parte portuguesa", acrescentou, questionado sobre se os socialistas, apesar de terem menos deputados do que o Chega, se mantêm como a segunda maior força política.
Carneiro disse que esta não é uma opinião sua, mas sim uma questão "aritmética", concluindo que se o PS teve a candidatura com o segundo maior número de votos é a "segunda força mais importante na relação de confiança com os portugueses".
Recorde-se que, com os resultados da emigração, o Chega conseguiu mais dois deputados que o PS, ficando com 60. Em número de votos, os socialistas continuam à frente. O PS teve 1.442.194 votos e o Chega 1.437.881 votos.
Com Lusa