Terminado

Eleições Legislativas

Dia 1 do novo Parlamento: candidatos do Chega falham eleição para vice-presidente e vice-secretário da AR

Os candidatos do Chega não terão sido eleitos por causa da votação de deputados da bancada do PSD. Já José Pedro Aguiar-Branco foi reeleito para o cargo de presidente do Parlamento. Acompanhe aqui.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Ventura acusa partidos de fazerem um "cordão sanitário" ao Chega

Loading...

O partido falhou a eleição de Diogo Pacheco de Amorim para vice-presidente e Filipe Melo para vice-secretário. Ventura anunciou que o Chega irá apresentar novas candidaturas para os respetivos cargos.

Votos de deputados do PSD terão inviabilizado eleição de candidatos do Chega

André Ventura lamentou a não-eleição dos candidatos propostos pelo Chega e afiantou que o partido apresentará novas candidaturas para os lugares em questão.

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, interveio para afirmar que os sociais-democratas estavam disponíveis para repetir a votação ainda esta terça-feira - uma vez que, feitas as contas, terão sido deputados da bancada do PSD a inviabilizar a eleição dos candidatos propostos pelo Chega.

O presidente da Assembleia da República decidiu, contudo, encerrar os trabalhos pelo dia.

A votação para os lugares que ficaram por preencher será repetida, em data a repetir pelo Conselho de Líderes.

Filipe Melo, do Chega, falha eleição como vice-secretário

Em relação à eleição dos secretários da Mesa da Assembleia da República, foram eleitos todos os candidatos propostos pelos partidos. No entanto, em relação aos vice-secretários, o candidato do Chega, Filipe Melo, falha também a eleição - precisava de 116 votos e conseguiu apenas 113.

Diogo Pacheco Amorim, do Chega, falha eleição para vice-presidente da AR

A Assembleia da República acaba de anunciar as votações para vice-presidentes do Parlamento:

- Teresa Morais, 196 a favor, 34 brancos, 0 nulos

- Diogo Pacheco Amorim, 115 votos a favor, 115 brancos, 0 nulos

- Marcos Perestrello, 128 votos a favor, 102 brancos, 0 nulos

- Rodrigo Saraiva, 129 votos a favor, 101 brancos, 0 nulos

Ficam, portanto, eleitos como vice-presidentes Teresa Morais, do PSD, Marcos Perestrello, do PS, e Rodrigo Saraiva, da IL. Diogo Pacheco Amorim, do Chega, falha a eleição por um voto.

Votos estão a ser recontados

Os votos estão, nesta altura, a ser recontados. Há indicação de que alguns dos nomes indicados pelos partidos podem não ter conseguido a eleição e daí o atraso na divulgação dos resultados da eleição dos membros da Mesa da Assembleia da República.

Aguiar-Branco teve a segunda maior votação de sempre

Dia 1 do novo Parlamento: candidatos do Chega falham eleição para vice-presidente e vice-secretário da AR
ANTÓNIO COTRIM/LUSA

José Pedro Aguiar-Branco, do PSD, foi reeleito presidente da Assembleia da República, com 202 votos a favor, a segunda maior votação para este cargo, apenas atrás dos 204 votos obtidos por Jaime Gama, do PS, em 2009.

Paulo Núncio continua como líder parlamentar do CDS

Dia 1 do novo Parlamento: candidatos do Chega falham eleição para vice-presidente e vice-secretário da AR
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O deputado Paulo Núncio foi reeleito líder do grupo parlamentar do CDS-PP, composto por dois deputados, numa votação que foi acompanhada pelo presidente do partido, Nuno Melo.

A eleição decorreu, esta tarde, na sala do Grupo Parlamentar do CDS-PP na Assembleia da República, com os dois deputados a depositarem o voto numa urna lá colocada para esse efeito.

Votos ainda estão a ser contados

A sessão parlamentar está atrasada. Nesta altura, continuam a ser contados os votos para a eleição dos vice-presidentes, secretários e vice-secretários da Assembleia da República.

Decorre eleição para vice-presidentes e secretários da AR

Os trabalhos no Parlamento estão novamente interrompidos, agora para a eleição dos vice-presidentes, secretários e vice-secretários da Assembleia da República.

A sessão deverá ser retomada pelas 18h30.