Trump vs. Biden: o primeiro debate
Jonathan Ernst

Eleições nos EUA

Trump vs. Biden: o primeiro debate

Noventa e cinco minutos de trocas de acusações, muito ruído e poucas propostas: estão aqui os principais momentos do primeiro frente-a-frente entre os candidatos à Presidência dos EUA. O próximo acontece a 15 de outubro.

Todo o direto

Termina a nossa emissão especial

Obrigado por nos ter acompanhado.

Trump falou mais 1 minuto e 10 segundos que Biden

A CNN cronometrou as intervenções dos dois candidatos. No total, Donald Trump falou durante 39:06 minutos contra os 37:56 de Joe Biden.

“Trump parecia que estava num comício e Biden tentou não cair na armadilha” 

Loading...

Germano Almeida, especialista em assuntos internacionais, analisa o primeiro debate presidencial. 

“Este debate foi um desastre, os dois candidatos estiveram mal”

Loading...

A análise de Ricardo Costa ao primeiro debate presidencial.

Os debates que se seguem

Trump vs. Biden: o primeiro debate
Reuters Photographer

O frente-a-frente desta noite foi o primeiro de quatro que opõem as candidaturas democrata e republicana.

Haverá mais dois duelos presidenciais: o próximo acontece a 15 de outubro, em Miami, e o terceiro e último uma semana depois, a 22 de outubro, em Nashville.

Antes, a 7 de outubro, em Salt Lake City, é a vez dos candidatos a vice-Presidente medirem forças: do lado democrata Kamala Harris e pelos republicanos, Mike Pence.

Termina o debate

Após 95 minutos de trocas de acusações, muito ruído e poucas propostas, Chris Wallace põe fim ao primeiro frente-a-frente presidencial.

Integridade das eleições. Votos por correio são fraudulentos? 

Questionados sobre a integridade das eleições presidenciais, os candidatos divergiram nas opiniões.

Joe Biden respondeu primeiro, defendendo que não existem provas de que os votos por correio sejam fraudulentos, apontando o dedo ao rival pelas acusações de fraude apesar de também Trump votar por correio.

“Isto é tudo para tentar dissuadir os eleitores. Apareçam e votam, são responsáveis pelo resultado desta eleição. Votem como puderem: por correio ou presencialmente. Está nas vossas mãos o rumo dos próximos quatro anos”, concluiu Biden.

Trump refuta e deixa um aviso: “É um desastre. Vai ser uma fraude como nunca vimos”.

Crise climática e política ambiental

"O Acordo de Paris era um desastre. (...) Em relação aos fogos, precisamos de gestão florestal. Estamos a plantar um milhão de árvores", afirmou Trump que, a propósito das alterações climáticas, disse acreditar "a certo ponto".

Já Biden garante que, caso seja eleito, os EUA vão regressar ao Acordo de Paris e defende que os planos verdes não vão prejudicar a criação de empregos.

Trump ou Biden? Em quem votar? Os candidatos respondem

Trump vs. Biden: o primeiro debate
Brian Snyder

Trump defende que merece a reeleição para um segundo mandato porque "nunca houve um Presidente que tenha feito mais do que eu em três anos e meio. (...) Não houve uma administração que tenha feito o que eu fiz. A melhor antes da Covid, a melhor economia da história".

Biden reitera que "com este Presidente, ficámos mais fracos, mais doentes, mais pobres, mais divididos e mais violentos".

"Quando eu era vice-Presidente, herdámos uma recessão (...) Deixámos-lhe uma economia a crescer e ele causou uma recessão”, conclui.

Família de Trump quebra regras e dispensa uso de máscara

Trump vs. Biden: o primeiro debate
JIM LO SCALZO

Na plateia, a acompanhar o debate, estão membros da família de Donald Trump. Apesar de terem entrado na sala de máscara, retiraram-na já depois de estarem na plateia.

As regras do evento ditam que todos os membros da audiência devem utilizar máscara.

Segundo a BBC, um dos membros responsáveis pela segurança sanitária do evento ter-se-á dirigido à família Trump, oferecendo-lhes máscaras, mas ninguém aceitou.