Eleições nos EUA

Apoiantes de Biden concentram-se junto à Casa Branca à espera do resultado

"Joe Biden vai ganhar e não saímos daqui até que 'aquele homem' (Donald Trump) que está ali fechado (Casa Branca) se vá embora"

As centenas de manifestantes que apoiam Joe Biden concentrados nas traseiras da Casa Branca acreditam na vitória do candidato democrata.

"Joe Biden vai ganhar e não saímos daqui até que 'aquele homem' (Donald Trump) que está ali fechado (Casa Branca) se vá embora", diz uma manifestante apoiante de Biden que participa na concentração da recentemente batizada praça 'Black Lives Matter' junto à residência oficial do chefe de Estado norte-americano.

Os resultados só vão começar a ser conhecidos mais tarde, apesar das primeiras projeções que são esperadas logo após a hora do fecho das assembleias de voto a nível nacional.

A ELEIÇÃO DA DÉCADA - ACOMPANHE AO MINUTO

Centenas de pessoas cantam, ouve-se música e rufam ruidosos tambores enquanto outras pessoas seguram cartazes com frases contra Donald Trump, contra o fascismo e contra a "mentira".

"Donald Trump está sempre a mentir", lê-se num outro grande cartaz que acaba de ser erguido junto à grade de segurança montada pela polícia perto do jardim da Casa Branca.

Trata-se de uma concentração pacífica e apesar da presença policial nos quarteirões mais próximos não se registou qualquer incidente até ao momento.

Não se vê uma única bandeira ou símbolo da campanha do candidato do Partido Republicano, Donald Trump.

Equipas de médicos e enfermeiros voluntários encontram-se no local e há equipas de manifestantes que organizam a distribuição de garrafas água.

Centro de Washington sob vigilância

Na segunda-feira, os enviados da SIC aos EUA mostraram o centro da cidade preparado para as eleições.

Há barreiras à volta de toda a Casa Branca, o comércio e os escritórios estão entaipados e há polícia por todo o lado.

O risco de protestos e contraprotestos é elevado, à semelhança do que aconteceu na sequência dos protestos raciais de junho.

Acompanhe o especial Eleições nos EUA para mais informações.