Eleições nos EUA

Merkel felicita Biden e Kamala Harris, "a primeira vice-Presidente eleita"

Axel Schmidt

Chanceler destaca importância de "amizade transatlântica".

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou este sábado anunciada vitória de Joe Biden nas presidenciais dos EUA, salientando a importância da "amizade transatlântica" entre Washington e Berlim para ultrapassar os "grandes desafios atuais".

Reagindo em comunicado ao anúncio de que Joe Biden obteve a maioria dos votos necessários dos eleitores para se proclamar vencedor das eleições norte-americanas, Angela Merkel desejou ao democrata e à sua vice-Presidente Kamala Harris "boa sorte" e "sucesso".

"Parabéns. Os cidadãos dos Estados Unidos da América decidiram. Joe Biden será o 46.º Presidente dos Estados Unidos", assinalou a chanceler alemã nessa declaração.

"Desejo-lhe felicidades e sucesso e felicito também Kamala Harris, a primeira vice-Presidente eleita" dos Estados Unidos, acrescentou.

No comunicado, Angela Merkel vincou que "a amizade transatlântica é insubstituível se se quiser ultrapassar os grandes desafios atuais".

Por isso, comprometeu-se a reforçar os laços entre Berlim e Washington após um arrefecimento das relações bilaterais ao longo dos últimos quatro anos com Donald Trump na Casa Branca.

O candidato democrata Joe Biden foi hoje anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 3 de novembro segundo projeções da 'media' norte-americana.

Segundo essas projeções, Biden totaliza 284 "Grandes Eleitores" do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.

SIGA AQUI MINUTO A MINUTO AS ELEIÇÕES NOS EUA