Eleições nos EUA

Processo de transição no Departamento de Estado dos EUA começou, diz Mike Pompeo

CHAMILA KARUNARATHNE

Secretário de Estado dos EUA garante que a lei será cumprida.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, indicou esta terça-feira que o Departamento de Estado iniciou o processo de transição após a Administração de Serviços Gerais (GSA), a agência federal que deve aprovar as transições presidenciais, dizer na segunda-feira ao presidente eleito Joe Biden que poderia formalmente começar a transferência.

"Hoje começamos o processo para ver qual foi a decisão do GSA e faremos tudo o que for exigido por lei. Faremos esse trabalho", disse Pompeo em entrevista à Fox News.

O ainda Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, "recomendou" ontem à sua equipa e à Administração dos Serviços Gerais do país que iniciassem os protocolos para a transição da atual administração para a de Joe Biden.

"No melhor interesse do nosso país, recomendei a Emily [Murphy, responsável da Administração dos Serviços Gerais dos EUA] e à sua equipa para fazerem o que tem de ser feito em relação aos protocolos inicias de transição de administrações] , e disse à minha equipa para fazer o mesmo", escreveu Trump na rede social Twitter, ao final da noite de segunda-feira.

Contudo, o ainda chefe de Estado norte-americano não admitiu a derrota nas presidenciais e considerou, no mesmo 'tweet' que o ainda há hipóteses de reverter os resultados eleitorais.

"O nosso caso continua fortemente, vamos manter a boa luta e acredito que vamos prevalecer", explicitou Donald Trump