Eleições nos EUA

Eleições nos EUA. Colégio Eleitoral confirma vitória de Joe Biden

Joe Biden faz declarações sobre os resultados eleitorais das presidenciais norte-americanas.

Kevin Lamarque

Ultrapassa os 270 votos necessários para ser oficialmente Presidente.

O Colégio Eleitoral confirmou esta segunda-feira a vitória de Joe Biden nas presidenciais dos Estados Unidos. O Presidente eleito garantiu 306 dos 538 grandes eleitores.

A vitória de Joe Biden foi ratificada depois de os delegados do Colégio Eleitoral pela Havai, o último dos 50 estados norte-americanos, atribuírem os quatro votos daquele estado ao democrata, que já tinha 302 votos e acabou com 306, de um total de 538.

O Presidente cessante, o republicano Donald Trump, arrecadou apenas 232.

A cerimónia de tomada de posse de Biden enquanto o 46.º Presidente dos Estados Unidos vai ser realizada a 20 de janeiro.

O que é o Colégio Eleitoral?

O Colégio Eleitoral é o grupo de Grandes Eleitores requerido pela Constituição norte-americana para eleger o Presidente e o vice-Presidente, após as eleições que decorrem a cada quatro anos, em função da votação em cada estado.

Nas eleições de 3 de novembro, o democrata Joe Biden conseguiu os votos suficientes para garantir 306 Grandes Eleitores - bem acima dos 270 necessários para a maioria dos 538 votos no Colégio Eleitoral - contra 232 de Trump.

Contudo, cada Grande Eleitor tem a liberdade de escolher o candidato em que votará, podendo mesmo desrespeitar as indicações manifestadas pelo voto popular.