Eleições nos EUA

Eleições nos EUA. Colégio Eleitoral confirma vitória de Joe Biden

Ultrapassa os 270 votos necessários para ser oficialmente Presidente.

Joe Biden faz declarações sobre os resultados eleitorais das presidenciais norte-americanas.
Joe Biden faz declarações sobre os resultados eleitorais das presidenciais norte-americanas.
Kevin Lamarque

O Colégio Eleitoral confirmou esta segunda-feira a vitória de Joe Biden nas presidenciais dos Estados Unidos. O Presidente eleito garantiu 306 dos 538 grandes eleitores.

A vitória de Joe Biden foi ratificada depois de os delegados do Colégio Eleitoral pela Havai, o último dos 50 estados norte-americanos, atribuírem os quatro votos daquele estado ao democrata, que já tinha 302 votos e acabou com 306, de um total de 538.

O Presidente cessante, o republicano Donald Trump, arrecadou apenas 232.

A cerimónia de tomada de posse de Biden enquanto o 46.º Presidente dos Estados Unidos vai ser realizada a 20 de janeiro.

O que é o Colégio Eleitoral?

O Colégio Eleitoral é o grupo de Grandes Eleitores requerido pela Constituição norte-americana para eleger o Presidente e o vice-Presidente, após as eleições que decorrem a cada quatro anos, em função da votação em cada estado.

Nas eleições de 3 de novembro, o democrata Joe Biden conseguiu os votos suficientes para garantir 306 Grandes Eleitores - bem acima dos 270 necessários para a maioria dos 538 votos no Colégio Eleitoral - contra 232 de Trump.

Contudo, cada Grande Eleitor tem a liberdade de escolher o candidato em que votará, podendo mesmo desrespeitar as indicações manifestadas pelo voto popular.