Eleições nos EUA

Em pleno clima de tensão, Nancy Pelosi tenta convencer Joe Biden a desistir da corrida à Casa Branca

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, poderá estar prestes a retirar a sua candidatura à Casa Branca. Esta parece ser a convicção de três relevantes figuras do Partido Democrata, citados pelo jornal norte-americano The Washington Post. A pressão para que Joe Biden abandone a corrida à presidência do Estados Unidos é liderada por uma das principais aliadas do Chefe de Estado, Nancy Pelosi.

Loading...

A tensão dentro do Partido Democrata aumenta a cada dia que passa e a permanência de Joe Biden na corrida à Casa Branca é cada vez mais instável. Ao seu lado, a antiga residente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, abandonou o palco para não ofuscar o líder da minoria democrata, Hakeem Jeffries. Agora é nos bastidores que esta mulher de 84 anos, muito próxima do atual Presidente e sua apoiante convicta, se move.

Nas últimas semanas, analisou ao detalhe todas as sondagens e fez todo o tipo de comparações e cálculos onde concluiu que Joe Biden não conseguirá ganhar. Se insistir na corrida, o Presidente irá comprometer a conquista de lugares democratas no Senado e na Câmara dos Representantes.

O que Nancy Pelosi não contava é que todos os seus esforços tivessem sido revelados pelos jornais. O The Washinton Post cita três relevantes figuras do Partido Democrata para garantir que os esforços de Nancy Pelosi estarão a ter efeitos diretos no Presidente e no círculo familiar mais próximo. O círculo restrito estará a ponderar a saída de cena.

E se Joe Biden desistir?

Se Joe Biden sair de cena, o nome mais obvio para ficar no posto é o da Vice Presidente, Kamala Harris. Mas o professor universitário, Dan Mallinson, recorda que nem o próprio Joe Biden acredita na possibilidade de Kamala Harris conseguir vencer Donald Trump.