Eleições nos EUA

A primeira aparição e declaração de Kamala Harris após a desistência de Joe Biden

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, falou ao país pela primeira vez, depois da desistência, este domingo, de Joe Biden. Uma primeira declaração em que, contudo, não assumiu a postura de candidata presidencial.

Loading...

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, afirmou que Joe Biden deixa “um legado sem precedentes” na história moderna dos Estados Unidos da América. Esta segunda-feira, naquela que foi a primeira aparição pública de Kamala Harris após a desistência de Bidne da corrida eleitoral, a agora apontada como provável nova candidata democrata deixou elogios ao ainda presidente norte-americano.

A discursar num evento com atletas norte-americanos, na Casa Branca, a vice-presidente defendeu que, num único mandato, o atual chefe de Estado “ultrapassou o legado de presidentes que exerceram dois mandatos”.

Kamala Harris, que recebeu desde logo o apoio de Biden numa eventual candidatura à presidência após a sua desistência, sublinhou aquelas que são as qualidades que reconhece em Biden: “Honestidade, integridade, dedicação, um grande coração e um amor profundo pelos EUA”.

“Todo os dias, o nosso presidente Joe Biden luta pelo povo norte-americano e estamos profundamente gratos pelo serviço dele à nossa nação”, declarou.

Loading...

A posse de Kamala "já foi muito institucional"

Logo após estas palavras de Kamala Harris, o editor de Internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, explicou que Kamala ainda não falou sobre a sua candidatura nem seria este o momento para fazê-lo. Ainda assim, destaca as palavras dirigidas a Joe Biden.

“Este é um momento de grande homenagem a Joe Biden, até para o testemunho ser passado de uma forma legítima, bonita, digna. Neste momento, o discurso dos democratas será sempre de enaltecer Biden, esquecendo por exemplo que isto podia não se ter arrastado tanto tempo. É ridiculo que se tenha chegado a julho para substituir o candidato”, disse Pedro Cordeiro, esclarecendo, porém, que só aconteceu porque do outro lado estava Trump.

Apesar de nada ter dito sobre os últimos desenvolvimentos, o editor do Expresso destaca “a posse muito institucional" que Kamala Harris teve esta segunda-feira, ao “falar na Casa Branca, sem Joe biden”.

"Com ela a presidir à cerimónia (…) criou uma dinâmica positiva em que aparece com uma posse institucional mas não usurpando um acontecimento que é para homenagear os desportistas. Se falasse da sua candidatura seria acusada de se estar a aproveitar e até a ofuscar o momento, além da desilegância que constituiria", explicou Pedro Cordeiro.

Depois da desistência de Joe Biden da corrida à Casa Branca, o foco está agora em Kamala Harris, numa altura em que está a aumentar o apoio à vice-presidente. Nesta primeira aparição, contudo, a vice-presidente procurou não assumir ainda a posição de candidata presidencial.

Vários governadores, como é o caso dos da Califórnia, Pensilvânia ou Carolina do Norte, já manifestaram apoio a Kamala e os donativos democratas aumentaram depois da desistência de Biden. Nas primeiras nove horas do pós-desistência foram doados quase 50 milhões de euros para a campanha, um recorde já este ano.