Eleições nos EUA

"Era uma piada": Lavrov esclarece que Putin não apoia Kamala Harris nas eleições dos EUA

Há cerca de duas semanas, Putin manifestou apoio à candidata democrata de uma forma aparentemente irónica. Disse que, à semelhança de Biden, que recomendou aos seus eleitores apoio a Kamala Harris, a Rússia "também a apoia".

Loading...

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, esclarece que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, não apoia a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA).

Sergei Lavrov diz que o Presidente estava a brincar quando disse que apoiava a candidata democrata, Kamala Harris, nas presidenciais.

"Era uma piada. O Presidente Putin tem um bom sentido de humor. Graceja frequentemente durante as suas declarações e entrevistas. Não vejo diferenças a longo prazo na nossa atitude em relação às eleições atuais ou anteriores nos EUA, porque é um país governado pelo famoso 'estado paralelo'", afirma Sergei Lavrov.

No início do mês, Putin manifestou apoio à candidata democrata de uma forma aparentemente irónica.

O Presidente americano, Joe Biden, "recomendou aos seus eleitores que apoiem a senhora Harris", portanto a Rússia "também a apoia", afirmou Putin num fórum económico, esta quinta-feira, em Vladivostok.

"Além disso, tem um riso tão expressivo e contagiante", ironizou, provocando risos na plateia.

O chefe de Estado russo indicou que o adversário republicano nas presidenciais norte-americanas, Donald Trump, que foi presidente entre 2017 e 2021, impôs "mais sanções à Rússia do que qualquer outro presidente".

Kamala Harris "talvez não faça esse tipo de coisas", referiu.

A Rússia foi acusada pelos Estados Unidos de tentar influenciar as eleições de 2016 em favor de Trump, especialmente através das redes sociais.

Donald Trump mostrou-se indignado com as declarações de Vladimir Putin sobre a candidata democrata.

"Ele apoiou a Kamala. Fiquei muito ofendido com isso. Pergunto-me porque é que ele apoiou a Kamala… É um jogador de xadrez".