Eleições nos EUA

ANÁLISE

Será que a corrida à Casa Branca está a tomar um rumo republicano?: "Kamala Harris não está numa fase boa"

O comentador da SIC Germano Almeida analisa as últimas sondagens sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos. As campanhas de Kamala Harris e Donald Trump estão na reta final e os dois permanecem num "empate técnico", mas que pode estar muito perto de mudar.

Loading...

Faltam cerca de três semanas para as eleições presidenciais nos Estados Unidos que vão levar milhões de cidadãos às urnas para decidir entre Kamala Harris e Donald Trump, no próximo dia 5 de novembro. Ambos os candidatos estão num "empate técnico", mas o jogo pode estar a virar a favor do republicano.

Germano Almeida considera que Kamala Harris "não está numa fase boa". Ainda assim, elogia a estratégia de campanha da democrata que, nas últimas semanas, concedeu entrevistas à CNN, CBS e ABC. Em breve será a vez do canal FOX News, conhecido por assumir uma posição conservadora.

"Ela [Kamala Harris] não está numa fase boa, ela não é muito carismática. A entrevista à CBS não é brilhante, por isso a estratégia de campanha dela está a aumentar a fasquia e ela vai dar uma entrevista à FOX News, uma grande surpresa. Faz bem porque tem que ir até eleitores que não votariam nela, mas podem eventualmente querer rejeitar Donald Trump".

O comentador da SIC explica que o crescimento de eleitores republicanos no estado da Pensilvânia representa um grande problema para Kamala Harris. A democrata também corre o risco de vir a perder votos no estado do Michigan devido à posição que tem assumido em relação ao conflito no Médio Oriente.

Perante uma possível vitória de Donald Trump, Germano Almeida acredita que os norte-americanos vão conseguir sobreviver a mais quatro anos de liderança republicano. Quanto ao futuro da Ucrânia está também nas mãos destes mesmo eleitores.