Terminado

Eleições nos EUA

Kamala Harris assume derrota mas promete "nunca desistir da luta pela democracia"

Apesar de ainda não estarem contados todos os votos, a vitória de Donald Trump já é certa, garantindo tanto o voto popular como a maioria no Senado. Kamala Harris reage pela primeira vez à derrota. Acompanhe aqui ao minuto e em direto a emissão especial da SIC Notícias.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Nicolás Maduro felicita Trump e diz que Venezuela quer "diplomacia de paz e diálogo"

Kamala Harris assume derrota mas promete "nunca desistir da luta pela democracia"

Lusa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitou Donald Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais norte-americanas, afirmando que Caracas mantém uma "diplomacia de paz e diálogo".

Em comunicado felicitando Trump e o povo norte-americano, o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela sublinha que o país "estará sempre disposto a estabelecer boas relações com os governos norte-americanos, no marco de um espírito de diálogo, respeito e sensatez".

"O reconhecimento da soberania e da autodeterminação dos povos [é] fundamental para a construção de um mundo novo, onde prevaleça o equilíbrio entre as nações livres", adianta.

"O povo da Venezuela partilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com quem aspiramos percorrer um caminho de paz e justiça social, onde não haja lugar para a guerra, a exclusão ou a discriminação, e onde a cooperação e o respeito mútuo entre as nações sejam o estandarte das relações internacionais", adianta o documento.

O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados. Trump segue também à frente da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria.

Donald Trump vence no estado do Alaska

As urnas do Alaska foram as últimas a encerrar (6:00 da manhã em Lisboa). Ao conquistar este estado, Donald Trump soma mais três delegados aos 292 que já tinha, sendo que o mínimo preciso para ser eleito era de 270.

Faltam apurar os votos nos dois estados decisivos do Arizona e Nevada.

Kamala: "Às vezes a luta demora, isso não significa que não a venceremos"

No final do discurso, Kamala Harris deixou uma mensagem dedicada sobretudo aos jovens, garantindo-lhes que “está tudo bem em sentirem-se tristes e desapontados”. Mas, numa nota positiva, sublinhou que “vai ficar tudo bem”.

“Às vezes a luta demora, isso não significa que não a venceremos. O importante é que nunca desistam, nunca desistam de tentar tornar o mundo num lugar melhor. Vocês têm poder. Nunca acreditem se vos disserem que algo é impossível só porque nunca foi feito antes. (…) Este é o momento de arregaçar as mangas."

Num discurso em que teve dificuldade em conter a emoção, a democrata terminou lembrando que é nos momentos escuros que é possível observar o céu estrelado e agradeceu a todos os que a acompanharam.

“Que Deus abençoe a América”, concluiu.

"Nunca desistiremos da luta pela nossa democracia", garante Kamala

Kamala Harris assume derrota mas promete "nunca desistir da luta pela democracia"

SIC Notícias

Com a voz carregada de emoção, Kamala garantiu que nunca desistirá da luta pela democracia, por um futuro em que as mulheres têm “liberdade para decidir sobre o seu corpo”, por um futuro de liberdade, de oportunidades e de dignidade.

“Cada um de nós, independentemente de onde viemos ou quem somos, tem certos direitos e liberdades que devem ser respeitados”, afirmou.

Uma luta que, assume, dará trabalho, mas que “valerá sempre a pena”.

Kamala: "Devemos aceitar o resultado desta eleição"

Kamala Harris assume derrota mas promete "nunca desistir da luta pela democracia"

SIC Notícias

Kamala Harris revela que já falou com Donald Trump e que garantiu ao Presidente eleito uma transição pacífica de poder.

“Devemos aceitar o resultado desta eleição”, afirmou.

Harris sublinhou, no entanto, que o povo deve lealdade à Constituição e “não a um Presidente ou a um partido”.

Chegou o momento: o primeiro discurso de Kamala depois da derrota

Kamala Harris assume derrota mas promete "nunca desistir da luta pela democracia"

SIC Notícias

Recebida com muitos aplausos e muito entusiasmo, Kamala Harris disse estar com o “coração cheio” de gratidão pela confiança que os eleitores depositaram em si e cheio de amor “pelo nosso país”.

“O resultado desta eleição não era o que queríamos, nem pelo qual votámos, mas a luz da América continuará a brilhar enquanto continuarmos a lutar”, afirmou.