Henrique Gouveia e Melo é o favorito para ganhar as eleições presidenciais em todos os cenários e contra qualquer candidato e à segunda volta também não dá hipóteses, segundo os resultados da sondagem SIC/Expresso.
O almirante recolhe 25% das intenções de voto, deixando a grande distância o segundo nome mais bem posicionado: André Ventura, que surge como o favorito de 16% dos inquiridos.
Para Ângela Silva, do Expresso, Gouveia e Melo nesta sondagem é transversal, acabando com o "mito" de que é um candidato da direita e divide o eleitorado simpatizante do PS e do PSD.
"Isto é verdadeiramente surpreendente. Nós criámos muito a ideia que Gouveia e Melo era um candidato à direita e, no fundo, esta sondagem mostra que é completamente transversal e divide o eleitorado simpatizante do PS e PSD", apontou.
Vítor Matos, do Expresso, "posiciona" o ex-chefe do Estado-Maior da Armada ao centro, referindo que em questões da Defesa Gouveia e Melo desloca-se mais à direita e que em questões sociais, coloca-se mais à esquerda.
O que explica o favoritismo de Gouveia e Melo? Não é só "cansaço dos políticos"
O comentador SIC Miguel Prata Roque defende que as eleições presidenciais não podem ser eleições partidárias, mas sim eleições ideológicas, deixando no ar a possibilidade de Mário Centeno entrar na corrida presidencial.