Presidenciais

Em atualização

André Ventura é candidato à Presidência da República

Depois de ter reunido o Conselho Nacional do Chega, na sexta-feira, André Ventura anuncia esta terça-feira a sua candidatura à Presidência da República.

André Ventura é candidato à Presidência da República
MIGUEL A. LOPES

André Ventura é candidato à Presidência da República. O anúncio será feito esta terça-feira, numa conferência de imprensa marcada para as 17h00 horas.

A decisão é tomada depois do líder do Chega ter ouvido o partido numa reunião do Conselho Nacional que decorreu no Fórum Lisboa na passada sexta-feira, dia 12 de setembro. Na ordem de trabalhos dessa reunião constava uma "análise e discussão sobre as eleições presidenciais", bem como "outros assuntos".

Depois da reflexão, e apesar de ter dito que este não era o momento ideal, Ventura avançará mesmo para Belém.

"É um mau sinal para a democracia se eu me candidatar", dizia em entrevista à CNN no passado dia 9 de setembro.

Ventura defendia que "o líder da oposição não deve ser simultaneamente um candidato presidencial", e que só o faria "em último caso".

O líder do segundo partido mais votado nas últimas eleições dizia ainda há menos de uma semana que esta era "uma decisão muito difícil", mas, admitia que "se tiver de ir", candidatar-se-ia (e assim será). 

Caso vá à 2.ª volta, Ventura admitiu em entrevista ao Sol que é ele o candidato da direita e que só não o seria se Passos Coelho se candidatasse.

"Fato que me cabe é o de primeiro-ministro de Portugal"

"Eu sinto que o fato que me cabe é o de primeiro-ministro de Portugal, que é onde se consegue mudar as coisas de forma mais direta", indicou à CNN, referindo que, para as eleições presidenciais do início do próximo ano, "há outros nomes em cima da mesa e que estão a ser analisados".

Antes das legislativas de maio, o presidente do Chega tinha anunciado a intenção de se candidatar a Presidente da República, mas tinha vindo a distanciar-se dessa possibilidade depois do reforço do partido nessas eleições, que se tornou na segunda maior força no parlamento.

O líder do Chega foi candidato a Presidente da República em 2021, quando Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito para o segundo mandato em Belém. André Ventura teve 11,90% dos votos, e ficou em terceiro lugar, atrás de Ana Gomes.


Mais Vistos do